[gtranslate]
4 de maio de 2015

Camisetas por 2,5 euros? Vídeo choca consumidores ao revelar exploração

No dia 24 de abril a tragédia que deixou 1.134 trabalhadores mortos e 2500 feridos em uma fábrica de roupas em Bangladesh completou dois anos.  Na data foi celebrado, com eventos em cerca de 70 países,  o segundo Fashion Revolution Day, movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa e acadêmicos que se uniram para questionar as condições de trabalho na indústria têxtil.
O objetivo da campanha mundial é aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo; mostrar ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável; criar conexões e trabalhar em rumo às mudanças a longo prazo exigindo transparência.
Para chamar a atenção dos consumidores para as condições de trabalho nas fábricas, o movimento lançou, na Alemanha, um vídeo sobre a reação das pessoas ao comprarem uma camiseta por 2,5 euros. Elas encontravam esta oferta em uma máquina de vendas instalada em um local público e ao tentar finalizar a compra ouviam a história de mulheres e crianças exploradas em Bangladesh na produção das peças de roupas.
O objetivo do vídeo era mostrar que os consumidores se sensibilizavam aos ouvir as histórias, ou seja, a maior parte não conseguia ficar indiferente ao saber da realidade de exploração por trás do preço baixo. Após ouvirem as histórias, 90% dos participantes optaram por doar o valor para a campanha ao invés de comprar a peça. “As pessoas se importam quando sabem”, diz a mensagem final do vídeo. Assista, em inglês:
 

“O Custo Real”
Outra iniciativa que busca mostrar a exploração de trabalhadores do setor têxtil é o filme “The True Cust” (O Custo Real), do cineasta cineasta americano Andrew Morgan. O documentário questiona, a partir de entrevistas com líderes e especialistas da indústria, o papel do consumidor nesse mercado e registra a vida de pessoas afetadas por essa indústria. O trailer (ainda sem legenda em português) foi lançado recentemente. A estreia mundial do filme está prevista para o dia 29 de maio.
 

Informações e imagem: Fashion Revolution
 

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse