O InPACTO realiza ações junto a diversos atores públicos e empresas, mobilizando setores econômicos inteiros para encontrar caminhos para acabar com o trabalho escravo em cadeias produtivas. É o mais importante agente de diálogo para o setor empresarial enfrentar o trabalho escravo com eficiência e estratégia.
Monitoramento e Plano de ação
Todas as empresas ou organizações que se associam ao InPACTO assumem compromissos com o objetivo de implementar ações que contribuam para a erradicação do trabalho escravo nas cadeias produtivas brasileiras. Para isso, assinam também o chamado “Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo”.
Anualmente, realizamos um diagnóstico monitorado que nos ajuda a compreender os desafios enfrentados pelas associadas no cumprimento destes compromissos. O diagnóstico é construído a partir das informações coletadas no MONITORAMENTO anual. São elas que nos permitem mensurar obstáculos e progressos, e propor ferramentas mais eficazes de controle e mitigação de riscos nas cadeias produtivas, quando necessário. A partir da análise dessas informações disponibilizamos para cada empresa um diagnóstico individual com sugestões para o aperfeiçoamento de seus instrumentos internos de gestão e de suas políticas e programas de responsabilidade social.
Links: Boletins dos últimos anos e Boletins Técnicos por setor
Estratégias setoriais
-
PACTO SETORIAL CAFÉ
Maior produtor mundial de café e com as maiores empresas nacionais e multinacionais do setor, o Brasil tem antes de tudo uma responsabilidade: não...
-
REDE DO TÊXTIL
As discussões sobre as condições de trabalho na indústria da moda...
-
INICIATIVA CARNAÚBA
A iniciativa Carnaúba teve início em 2015 a partir de um estudo cadeia...
Engajamento e advocacy
As empresas que assinam o pacto se comprometem a cumprir compromissos para enfrentar o trabalho escravo em suas cadeias produtivas. Um dos compromissos das organizações associadas é sistematizar, divulgar e compartilhar iniciativas, que devem ganhar visibilidade para serem replicadas. A troca de experiências e a ampliação de conhecimento são a base dos encontros com associados e o InPACTO busca potencializar a oportunidade para os membros do instituto se inspirarem, com a apresentação de iniciativas de sucesso.
Geração e gestão de informação
Um dos maiores gargalos para o combate ao trabalho escravo no Brasil e no mundo é a escassez de informações que possam contribuir efetivamente para a tomada de decisões daqueles que buscam negócios socialmente responsáveis, políticas públicas eficientes, diálogo com a sociedade civil e consumidores.
Ações de Due Dilligence são caras e demoradas, de modo que informações qualificadas sobre a materialidade do risco podem gerar economias e eficiências em setores inteiros.
Para superar estes desafios, criamos um Sistema de Geração e Gestão da Informação voltado para reunir saberes, levantar e analisar dados primários e secundários e a partir deles produzir informação qualificada que possa dar suporte às ações dos setores público e privado e da sociedade civil na prevenção e combate à exploração de mão de obra vulnerável.
