Quem SOMOS
O Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) foi criado para fortalecer e ampliar as ações realizadas pelo Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, de 2005.
Quando o Pacto Nacional alcançou o marco de 380 signatários, houve a necessidade de ampliar a capacidade de resposta a eles e fortalecer a governança compartilhada para o enfrentamento do trabalho escravo. A mudança do modelo de gestão do Pacto para um instituto composto por empresas, organizações da sociedade civil e organizações representativas dos trabalhadores é resultado da exitosa experiência da iniciativa original em promover ações de responsabilidade social empresarial entre seus signatários.
O processo de transição foi coordenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Instituto Observatório Social e a ONG Repórter Brasil, com a colaboração das empresas Cargill, Carrefour, C&A, Eletrobrás Eletronorte, Grupo André Maggi e Walmart Brasil.
O InPACTO tem como missão promover a prevenção e a erradicação do trabalho escravo no Brasil nas cadeias produtivas de empresas nacionais e internacionais, por meio da gestão do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.
Em suma, o Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) é fruto da experiência de sucesso do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (2005). Nosso objetivo é promover a união do setor produtivo, seja ele privado, economia mista ou público, e organizações da sociedade civil para prevenir e erradicar o trabalho escravo nas cadeias produtivas.
Por ser uma ação inovadora, que envolve diversos atores e organizações sociais, o InPACTO é reconhecido nacional e internacionalmente como uma iniciativa eficaz no combate ao trabalho escravo contemporâneo. E por estar na vanguarda, dialogando e qualificando a abordagem do setor produtivo acerca desse desafio, promovendo o protagonismo e ação coletiva do setor produtivo por mais de uma década, é convidado para colaborar com governos, organizações empresarias e sociedade civil no Brasil e internacionalmente.
Histórico
Missão, visão e valores
Promover a prevenção e a erradicação do trabalho escravo nas cadeias produtivas de
empresas nacionais e internacionais.
Brasil livre do trabalho escravo.
Apoiadores Institucionais
Associados
O que são nossos 10 compromissos
Faça parte-
Reconhecer a legitimidade da “Lista Suja” produzida pelo Ministério do Trabalho;
-
Definir restrições comerciais a pessoas físicas e jurídicas inseridas na “Lista Suja”;
-
Promover a regularização das relações de trabalho na cadeia de valor;
-
Apoiar ações voltadas para a qualificação profissional de trabalhadores resgatados e vulneráveis;
-
Apoiar ações de reinserção de trabalhadores resgatados e vulneráveis;
-
Promover ações de informação e comunicação visando a prevenção ao trabalho escravo;
-
Apoiar e participar de articulações do InPACTO;
-
Sistematizar, divulgar e compartilhar boas práticas para prevenção e erradicação do trabalho escravo;
-
Participar do processo de monitoramento periódico realizado pelo InPACTO;
-
Desenvolver um plano para a implementação dos compromissos assumidos junto ao InPACTO.
Transparência
Em Construção
Notas públicas
inPacto na mídia
Relatório Anual 2018: conheça nossos desafios e conquistas
Editorial: Reflexões sobre os 5 anos de atuação do...
Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
