PACTO SETORIAL CAFÉ

Maior produtor mundial de café e com as maiores empresas nacionais e multinacionais do setor, o Brasil tem antes de tudo uma responsabilidade: não permitir que um produto tão importante leve mundo afora histórias de exploração. Por isso criamos,  em parceria com a Catholic Relief Service (CRS), o projeto MESA DE CAFÉ BRASIL, para mobilizar toda a cadeia produtiva do café e transformar o produto brasileiro em uma referência mundial de respeito à dignidade humana no processo produtivo. Nossa meta é realizar uma ação coletiva e registrar cada passo, como forma de fomentar a possibilidade de replicar de forma inteligente e enraizada nos contextos locais, iniciativas coletivas que possam criar um efeito cascata em todo o setor.

A iniciativa, recentemente reforçada pelo apoio da ONG Verité, busca atender novas cobranças que surgiram por conta de políticas adotadas por diversos países importadores. São legislações e obrigações que demandam por informações qualificadas sobre o controle e monitoramento das empresas no que diz respeito à garantia de direitos humanos nas suas cadeias produtivas. Uma nova abordagem que responsabiliza as empresas para que sejam protagonistas na resolução destes problemas e busquem iniciativas em escala mundial. E mais do que convidar as empresas a tomarem parte da solução, essas novas legislações pedem sistemas de transparência, onde cada importador deverá dizer quais ações estão sendo tomadas para coibir exploração de trabalho análogo ao escravo, tráfico de pessoas e trabalho infantil.

Trata-se de uma oportunidade para o setor cafeeiro no Brasil liderar uma mudança necessária e compartilhar o caminho com os demais setores e demais países.

No MESA DE CAFÉ BRASIL, realizamos pesquisas primárias para descobrir o escopo do desafio, recorrência, características do trabalho escravo. Organizamos e analisamos dados do setor para que possam subsidiar um diálogo franco sobre desafios e soluções. Também criamos um grupo de trabalho para ampliar as ações setoriais. Ao mesmo tempo, damos voz e espaço para que práticas inteligentes e iniciativas de sucesso ganhem visibilidade e sejam replicadas. Tudo isso engajando parceiros e promovendo uma agenda positiva e transformadora em prol do trabalho decente, com compromissos e responsabilidades compartilhadas por produtores e empresários do setor cafeeiro, governos, entidades representativas e sociedade civil.

Em novembro de 2018, o MESA DE CAFÉ BRASIL lançou o PACTO SETORIAL PARA SUSTENTABILIDADE SOCIAL DO CAFÉ, que conta com a colaboração de importantes organizações como Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), Plataforma Global do Café (GCP) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), e pelo Grupo de Trabalho Café (GT Café), formado por cerca de 15 membros que têm o papel de colaborar na definição das melhores estratégias para fomentar o diálogo entre os diferentes atores envolvidos no setor.

Gostaria de se manter informado(a) através de projetos deste tipo? Preencha nosso formulário.

Conteúdo relacionado

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et