Ícone do site InPACTO

Grupo de Trabalho de Políticas Públicas – InPACTO – Reunindo esforços pela dignidade no trabalho

O InPACTO realizou nesta quarta-feira (22) o encontro do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas, reunindo representantes de empresas, governo e sociedade civil para fortalecer ações de enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão. 

Durante o encontro, foi apresentado o Programa de Qualificação Profissional e Inserção Laboral para Pessoas Resgatadas de Trabalho Análogo à Escravidão e em Situação de Vulnerabilidade, que vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). 

Se por um lado esse é um tema estratégico que está alinhado com a missão do InPACTO, para as empresas a iniciativa também é importante. Empresas que implementam medidas de prevenção e reparação de violações contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais, ao mesmo tempo que reforçam os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. A promoção de oportunidades de trabalho digno para pessoas resgatadas ou em situação de vulnerabilidade fortalece uma atuação socialmente responsável para prevenir novos casos ou reincidência de violações e também demonstra uma forma de reparação ativa ao promover equidade e fortalecer a sustentabilidade social nas cadeias de valor.

O diálogo contou com a participação de Luiz Henrique Ramos Lopes (SIT), Heloisa Torres (AMAGGI), Luana Ramalho (AVB – Aço Verde Brasil), Clara Serva (TozziniFreire Advogados) e Marina Ferro (Diretora Executiva do InPACTO), que compartilharam experiências e boas práticas sobre reinserção produtiva e prevenção de violações de direitos humanos nas cadeias produtivas.

O encontro reuniu cerca de 40 pessoas e reforçou a importância da colaboração entre setores para construir soluções concretas e duradouras em prol do trabalho decente e da dignidade humana.

Sair da versão mobile