Ícone do site InPACTO

Boas práticas empresariais na erradicação do trabalho análogo à escravidão

Realização de monitoramentos contínuos em suas cadeias produtivas
Capacitação de trabalhadores e diálogo com sindicatos
Investimento em tecnologias que aumentem a segurança dos trabalhadores
Desenvolvimento de ações sociais para apoiar comunidades locais, priorizando educação e infraestrutura

Empresas desempenham um papel fundamental na luta contra o trabalho análogo à escravidão, especialmente em suas cadeias produtivas. Iniciativas como as da mineradora Aço Verde Brasil (AVB), associada ao InPACTO, mostram que é possível alinhar crescimento econômico à responsabilidade social.

No último monitoramento realizado pelo InPACTO, a AVB destacou-se pela qualidade das informações enviadas, ações inovadoras e práticas alinhadas aos quatro pilares e dez compromissos do Pacto. A empresa se sobressaiu em áreas desafiadoras para o setor privado, como a reinserção de vítimas do trabalho escravo e a implementação de restrições e cláusulas contratuais que garantem condições dignas em sua cadeia produtiva.

Monitorar e avaliar práticas é essencial para fornecer instrumentos de autoavaliação às empresas, oferecer insumos para o aprimoramento de políticas e processos, prevenir e mitigar riscos nas cadeias produtivas, mensurar obstáculos e progressos nas ações de prevenção e identificar, sistematizar e compartilhar boas práticas.

Ao adotar tais medidas, as empresas fortalecem não apenas a dignidade e os direitos dos trabalhadores, mas também os seus negócios, mostrando que o desenvolvimento sustentável é uma meta alcançável quando responsabilidade e compromisso andam juntos. No monitoramento realizado pelo InPACTO, destacam-se avanços como 86% das empresas realizando auditorias internas ou externas para prevenir o trabalho análogo ao escravo em suas cadeias, 69% rastreando a origem dos produtos e 93% monitorando fornecedores críticos. Arraste para o lado e confira algumas medidas adotadas pela Mineradora Aço Verde.

A sua empresa também pode fazer a diferença na promoção do trabalho digno e erradicação do trabalho análogo ao escravo. Entre em contato e saiba como associar-se ao InPACTO.

Sair da versão mobile