Ícone do site InPACTO

Clima, direitos humanos e trabalho decente: as contribuições do InPACTO na COP30

O InPACTO marcou presença na #COP30, em Belém (PA), reforçando o compromisso e a necessidade  da integração entre as agendas de clima ,direitos humanos e trabalho decente.

No dia 13 de novembro, participamos do painel “Integridade Socioambiental: um novo paradigma para a responsabilidade empresarial”, promovido pelo Instituto Ethos em parceria com a Alubar. Nossa diretora executiva, Marina Ferro, esteve entre as pessoas palestrantes, em um debate que destacou que não há integridade possível sem enfrentar o trabalho escravo e garantir condições dignas para todas as pessoas nas cadeias produtivas. Na ocasião, o Ethos também lançou o documento “Impacta COP30: Além do Clima”, que propõe uma atuação empresarial capaz de conectar clima, justiça socioambiental e direitos humanos.

No dia 15 de novembro, o InPACTO participou do painel sobre Transição Verde e Desafios para o Trabalho Digno na Amazônia, promovido pela UFPA, no qual foi enfatizada a necessidade de que a adoção de tecnologias sustentáveis seja acompanhada por salvaguardas sociais rigorosas.

Já em 19 de novembro, estivemos no painel “Responsabilidade Empresarial Além do Clima: conectando as agendas de clima, direitos humanos, integridade e sustentabilidade”, promovido também pelo Instituto Ethos. O diálogo reforçou que ações climáticas só são verdadeiramente transformadoras quando alinhadas à proteção de trabalhadores e respeito aos direitos humanos, à governança responsável e ao enfrentamento das desigualdades sociais .

A presença do InPACTO na COP30 reafirma nosso papel em fortalecer uma atuação empresarial comprometida com o trabalho decente e respeito aos direitos humanos – pilares fundamentais para enfrentar os desafios da Amazônia, da emergência climática e para garantir uma transição justa que tenha a centralidade das pessoas como princípio.

Sair da versão mobile