Participamos na última segunda-feira (26), em São Paulo, do seminário “O Papel do Setor Corporativo na Promoção da Igualdade: Caminhos Possíveis”, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Coordenação-Geral de Direitos Humanos e Empresas. A iniciativa contou com parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além do apoio de 62 instituições, incluindo fóruns empresariais, movimentos sociais e organismos internacionais.
O InPACTO participou como convidado e apoiador do evento, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento de práticas empresariais mais justas, inclusivas e alinhadas aos direitos humanos. O seminário reuniu representantes de diferentes setores para debater o papel das empresas na promoção da equidade, com foco especial em grupos historicamente marginalizados.
A presença do InPACTO reforça sua atuação na construção coletiva de soluções que promovam o trabalho decente, a diversidade e a inclusão nas cadeias produtivas. Iniciativas como essa são fundamentais para ampliar o diálogo entre setor privado, poder público e sociedade civil.
De acordo com Marina Ferro, diretora executiva do InPACTO, ‘’o evento reuniu diversos atores dessa agenda no Brasil, reforçando a importância de construirmos soluções coletivas para superar as desigualdades profundas e históricas que carregamos e que precisam ser superadas. A reunião de diferentes atores demonstra que a união faz a força e que, juntos, podemos acelerar as mudanças necessárias para construir uma sociedade mais justa.”
Andressa Romero, estagiária de projetos, reforçou que “Os diferentes grupos representados no evento como os de pessoas negras, migrantes, refugiadas e em situação de rua ressaltaram a importância de sermos intencionais priorizando a promoção de acesso ao trabalho digno, por meio de ações como letramento das equipes nas empresas, apoio psicossocial e oportunidades reais de progressão na carreira.”

