Ícone do site InPACTO

nPACTO se reúne com o Relator da ONU pela erradicação do Trabalho Escravo

No dia 21 de agosto, a Diretora Executiva do InPACTO, Marina Ferro, participou de uma reunião em São Paulo com Tomoya Obokata, Relator Especial da ONU sobre Formas Contemporâneas de Escravidão. A visita do relator ao Brasil foi uma oportunidade estratégica para aprofundar o diálogo sobre os avanços e desafios do país na erradicação do trabalho escravo.

Durante sua estadia, o relator ouviu representantes de diversos setores para avaliar as ações adotadas no combate a essa grave violação de direitos humanos. As contribuições coletadas subsidiarão um relatório com recomendações ao governo brasileiro. O InPACTO teve a honra de ser uma das organizações ouvidas e de contribuir com esse processo.

O encontro abordou o arcabouço normativo brasileiro sobre empresas e direitos humanos, destacando instrumentos como a Política Nacional de Empresas e Direitos Humanos e o PL 572/2015. Também foi espaço para discutir a eficácia de mecanismos como a “Lista Suja”, o Cadastro de Empregadores em Ajustamento de Conduta e o III Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (III PNETE), da CONATRAE.

Obokata demonstrou grande interesse e reconheceu o papel do InPACTO e do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo — iniciativa pioneira que reúne empresas em torno de um compromisso inegociável com a dignidade no trabalho. Destacamos como as empresas signatárias do Pacto vêm aprimorando práticas para eliminar o trabalho escravo em suas cadeias de valor.

Esse diálogo reforça nossa convicção de que a colaboração entre governo, empresas e sociedade civil é essencial para construir um futuro do trabalho livre e digno. Contribuir com essa missão da ONU nos inspira a seguir promovendo um setor empresarial comprometido com os direitos humanos.

Sair da versão mobile