12 de junho de 2025
12 de Junho: Dia Mundial contra o Trabalho Infantil – O que os dados mais recentes revelam sobre essa realidade no Brasil e no mundo?
Em relatório divulgado ontem, a OIT e o Unicef estimam que 138 milhões de crianças estavam em situação de trabalho infantil no mundo em 2024. O dado equivale a 8% da população infantil global. Entre elas, 54 milhões realizam atividades perigosas, que colocam em risco sua saúde, segurança ou desenvolvimento.
As diferenças regionais são marcantes. Na África Subsaariana, mais de dois terços das crianças em trabalho infantil têm menos de 12 anos. Já na América Latina, Ásia Central e Meridional, predominam adolescentes em atividades não permitidas para a idade. Em geral, a análise mostra que houve uma redução entre 2020 e 2024, especialmente entre os mais jovens, mas os números permanecem mais altos do que em 2012 e 2016, evidenciando que o processo de redução tem sido lento e desigual.
:: O que dizem os dados brasileiros?
No Brasil, a PNAD Contínua/IBGE, realizada em 2023, apontou 1,607 milhão de crianças e adolescentes (5 a 17 anos) em situação de trabalho infantil — uma queda de 14,6% em relação a 2022 e o menor número desde 2016. Ainda assim, a taxa nacional foi de 4,2%, chegando a 6,9% na Região Norte, a mais alta do país.
:: O Que é o Trabalho Infantil?
Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida no país, ou qualquer atividade que comprometa sua educação, saúde e desenvolvimento integral. Isso inclui tanto atividades remuneradas quanto tarefas domésticas excessivas e não supervisionadas.
:: Quais são os maiores desafios para a erradicação do trabalho infantil?
Apesar dos avanços, os desafios persistem. Erradicar o trabalho infantil exige ampliar a proteção social sensível à infância, garantir educação pública e cuidados desde a primeira infância, fortalecer a fiscalização, reduzir as desigualdades regionais e manter políticas públicas integradas e duradouras. As empresas também têm um papel essencial, adotando práticas responsáveis e monitorando suas cadeias produtivas. Proteger a infância é um compromisso de todos.