1º Encontro com Associadas de 2025
No dia 20 de março, o InPACTO realizou o 1º Encontro com Associadas de 2025 — um espaço estratégico de escuta, troca e fortalecimento das ações coletivas voltadas à erradicação do trabalho análogo à escravidão nas cadeias produtivas brasileiras.
O encontro teve como foco principal o Monitoramento dos 10 Compromissos do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, assumidos por todas as empresas associadas ao InPACTO. Esse processo é um dos pilares fundamentais da nossa atuação, pois permite avaliar, orientar e promover melhorias contínuas nas práticas corporativas relacionadas aos direitos humanos e ao trabalho decente.
Além de proporcionar uma escuta qualificada, o Encontro com Associadas — realizado periodicamente — também é um espaço para debater recomendações e construir estratégias com base nos desafios identificados na atuação das empresas frente ao combate ao trabalho análogo à escravidão.
O monitoramento, para além de apoiar a atuação individual de cada empresa, oferece insumos valiosos para o desenvolvimento de soluções coletivas. Ele nos permite mapear dificuldades recorrentes, identificar oportunidades de aprimoramento e orientar ações mais eficazes, alinhadas à realidade das associadas.
Esse processo também é de grande relevância para a atuação do InPACTO. A partir dos resultados do ciclo anterior de monitoramento (2022–2023), conseguimos, por exemplo, atualizar nosso portfólio de serviços, oferecendo produtos e projetos mais aderentes às necessidades das empresas. Com isso, reforçamos nosso papel como suporte técnico e estratégico no fortalecimento do compromisso com o combate ao trabalho análogo à escravidão e a promoção do trabalho decente nas cadeias produtivas.