[gtranslate]
28 de janeiro de 2026

28 de janeiro – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O dia 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, é um chamado à ação para superar este desafio que persiste no Brasil e no mundo. Embora os casos sejam historicamente associados ao meio rural, nos últimos anos, os resgates revelam que essas violações também ocorrem nas grandes cidades, em diversos setores da economia, em ambientes domésticos e, mais recentemente, associados às novas tecnologias. Em cadeias de valor cada vez mais complexas, o risco tende a ser maior.

Entre 1995 e 2025, mais de 67 mil pessoas foram resgatadas de condições análogas à escravidão apenas no Brasil.

Diante desse cenário, o InPACTO inicia 2026 buscando contribuir para o compromisso coletivo das empresas e organizações signatárias do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Elaboramos um conteúdo exclusivo e criamos uma campanha como forma de ampliar o conhecimento e engajamento de setores produtivos no monitoramento ativo e prevenção em suas cadeias de valor ao longo de todo o ano.

Acreditamos que o combate ao trabalho escravo é também um exercício de cidadania. Por isso, além das ações que fazemos com as empresas e organizações parceiras do InPACTO, aproveitamos a data para reforçar a importância de ampliar o alcance de informações sobre o tema, convidando todas as pessoas a acompanharem as redes e compartilharem os conteúdos que postamos frequentemente nos nossos canais.

O InPACTO atua na sensibilização e mobilização de setores produtivos, na influência em políticas públicas e no fortalecimento do diálogo entre diferentes atores da sociedade. Nosso objetivo é defender a dignidade humana, promover relações de trabalho mais justas e contribuir para o enfrentamento de desigualdades e discriminações estruturais.

Faça parte desse compromisso coletivo. Entre em contato conosco!

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse