Grupo HEINEKEN Brasil firma parceria institucional com o InPACTO
Desde 2024, O Grupo HEINEKEN Brasil desenvolve, em parceria com o InPACTO, um projeto voltado ao fortalecimento de sua governança e gestão em direitos humanos. A iniciativa prevê aprimorar processos e mecanismos de devida diligência em direitos humanos, partindo do mapeamento de políticas e processos internos, da identificação de lacunas e da proposição de melhorias, com foco na prevenção, mitigação e reparação de riscos. O trabalho inclui a elaboração de recomendações alinhadas a boas práticas nacionais e internacionais, com base em diretrizes como os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos e as Convenções da Organização Internacional do Trabalho.
Como desdobramento desse processo e em consonância com seu compromisso institucional com a promoção do trabalho decente, o Grupo HEINEKEN Brasil formalizou sua associação, em 15 de julho de 2025, como parceria institucional do InPACTO, tornando-se signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.
Ao aderir ao Pacto, a empresa assume publicamente os dez compromissos que orientam essa iniciativa multissetorial:
2. Definir restrições comerciais a pessoas físicas e jurídicas inseridas na “Lista Suja”;
3. Promover a regularização das relações de trabalho na cadeia de valor;
4. Apoiar ações voltadas para a qualificação profissional de trabalhadores resgatados e vulneráveis;
5. Apoiar ações de reinserção de trabalhadores resgatados e vulneráveis;
6. Promover ações de informação e comunicação visando a prevenção ao trabalho escravo;
7. Apoiar e participar de articulações do InPACTO;
8. Sistematizar, divulgar e compartilhar boas práticas para prevenção e erradicação do trabalho escravo;
9. Participar do processo de monitoramento periódico realizado pelo InPACTO;
10. Desenvolver um plano para a implementação dos compromissos assumidos junto ao InPACTO.
A formalização da associação ao InPACTO representa um passo adicional e importanteno fortalecimento da agenda de direitos humanos da HEINEKEN Brasil, em linha com os esforços já em curso para aprimorar sua governança e gestão e assegurar uma atuação de respeito aos direitos humanos ao longo de suas operações e cadeia produtiva.
Ao aderir ao InPACTO, a empresa se une a uma rede comprometida com a promoção de relações de trabalho justas e responsáveis. O InPACTO reitera que tem por finalidade prioritária a atuação contínua, permanente e planejada na defesa dos direitos humanos e da dignidade humana, na promoção do trabalho decente e na prevenção e erradicação de toda forma de trabalho escravo, trabalho infantil e outras violações de direitos humanos, em âmbito nacional e internacional, com foco na transformação das cadeias produtivas.