A luz que ilumina nossas escolhas
O Natal é um tempo de pausa, reencontros e esperança, mas também pode ser um convite a refletir sobre nossas ações e sobre o futuro que queremos construir coletivamente.
Neste período, podemos escolher refletir com mais profundidade sobre o papel que cada pessoa e cada organização desempenham — como consumidoras, cidadãs, profissionais, lideranças, empresas ou instituições — na manutenção ou no enfrentamento das desigualdades estruturais que tornam possíveis relações de trabalho marcadas pela precarização, invisibilidade e exploração.
Erradicar o trabalho em condições análogas à escravidão e todas as formas de trabalho infantil exige ação coletiva e contínua, articulando políticas públicas, fiscalização e reparação, transparência e responsabilidade nas cadeias produtivas. Exige também compromisso nas escolhas individuais, reconhecendo que a dignidade humana não pode ser relativizada em nenhuma circunstância.
Que o Natal ilumine nossas escolhas e que façamos deste período um exercício real de consciência, responsabilidade e compromisso com um futuro mais justo. Desejamos a todas e todos um Feliz Natal.