[gtranslate]
29 de novembro de 2024

Black Friday – O que há por trás dos grandes descontos?

A Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelos consumidores, teve origem nos Estados Unidos como um dia de grandes promoções, geralmente após o feriado de Ação de Graças. Com o tempo, ganhou o mundo e se transformou em um dos maiores eventos do comércio, movimentando bilhões de reais anualmente.

Mas, enquanto as vitrines e telas exibem descontos imperdíveis, é importante refletirmos: a que custo esses preços baixos e os recordes de vendas são alcançados? Quais são as condições enfrentadas pelos trabalhadores na produção, logística e venda desses produtos, especialmente em datas de alta demanda?

Infelizmente, casos de trabalho análogo ao escravo e infantil ainda são identificados em diversas cadeias produtivas. A pressão por produção em larga escala e em curtos períodos pode submeter trabalhadores a piores condições.

Anualmente, centenas de pessoas são resgatadas de situações degradantes no Brasil e no mundo. Somente em agosto de 2024, 593 pessoas foram resgatadas do trabalho análogo ao escravo em 15 estados e no Distrito Federal. Essas situações, evidenciam a necessidade de mais transparência e rastreabilidade na cadeia produtiva, permitindo escolhas mais conscientes e responsáveis.

No InPACTO, acreditamos que um consumidor consciente que cobra das empresas práticas mais éticas e transparentes pode colaborar com a mudança dessa realidade. 

Além disso, empresas devem adotar uma postura responsável, garantindo que seus negócios estejam livres de violações de direitos humanos.

Nesta Black Friday, convidamos você a olhar além dos preços e refletir sobre o impacto das suas escolhas. Um consumo mais consciente e ético pode transformar realidades e contribuir para a erradicação do trabalho escravo em todas as suas formas.

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse