[gtranslate]
1 de outubro de 2024

Dia da pessoa Idosa: Resgates Revelam Exploração e Abuso

Em agosto de 2024, uma megaoperação de combate ao trabalho escravo revelou uma triste realidade: 592 pessoas foram resgatadas em todo o país, incluindo uma idosa de 94 anos que, por seis décadas, foi submetida a condições análogas à escravidão. Trabalhando sem receber salário e sem acesso à educação, ela passou 64 anos de sua vida cuidando de uma mulher atualmente com 90 anos de idade e Alzheimer. Após a fiscalização, foi garantido à trabalhadora idosa o direito de permanecer na casa onde morava, com todas as despesas pagas pela família empregadora, além de um salário mínimo e a contratação de um cuidador para assisti-la. Este caso é um importante exemplo da vulnerabilidade de muitas pessoas idosas, especialmente aquelas invisibilizadas pelas desigualdades sociais.

Essa não é a primeira vez que um caso de escravidão contemporânea envolvendo pessoas idosas choca o país. Em 2023, uma trabalhadora doméstica negra de 90 anos foi resgatada no Rio de Janeiro após 50 anos de serviço para a mesma família, dos quais 16 como doméstica. Ela era responsável pelos cuidados de uma mulher centenária e vivia em condições precárias, dormindo em um sofá.

O InPACTO tem como missão erradicar o trabalho análogo à escravidão no Brasil e, no Dia Nacional do Respeito aos Idosos, destaca a importância de uma sociedade vigilante e consciente para combater as variadas formas de exploração em qualquer setor ou atividade. Além disso, é essencial que governos, empresas e entidades do terceiro setor estejam fortemente comprometidos para garantir que a dignidade de pessoas idosas seja preservada.

No Dia Nacional do Respeito aos Idosos, o InPACTO reafirma seu compromisso de contribuir para que todas as pessoas, em todas as idades, tenham a oportunidade de viver com dignidade, respeito e liberdade.

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse