[gtranslate]
21 de março de 2025

Dia Mundial da Infância: direitos afetados pelas desigualdades

O Dia Mundial da Infância, celebrado em 21 de março, é um momento para refletirmos sobre os desafios que ainda impedem milhões de crianças ao redor do mundo de terem uma infância plena e protegida. O trabalho infantil é uma dessas violações, impactando diretamente o desenvolvimento físico, emocional e educacional das crianças.

De acordo com a OIT, estima-se que cerca de 160 milhões de crianças, residentes de países em desenvolvimento, estejam em situação de trabalho infantil no mundo, sendo que quase metade delas realiza atividades consideradas perigosas. No Brasil, o IBGE aponta que, em 2022, 1,9 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam nessa condição, número que evidencia a necessidade de ações concretas para reverter esse cenário. Além das desigualdades sociais, o racismo estrutural agrava o problema, já que 65,2% dessas crianças eram negras ou pardas.

O trabalho infantil compromete o direito à educação, prejudicando o desempenho e a frequência escolar, expõe crianças a riscos físicos e psicológicos e perpetua ciclos de pobreza e exclusão. É fundamental compreendermos que essa violação está presente em diversos setores da economia e  pode ocorrer em diferentes formas e ambientes, exigindo um combate amplo e estruturado.

No InPACTO, um de nossos objetivos é atuar diretamente na erradicação do trabalho infantil em cadeias produtivas, promovendo iniciativas que garantam condições dignas e protegidas para crianças e adolescentes. Seguimos comprometidos em fortalecer redes de atuação e incentivar políticas empresariais e públicas que assegurem um futuro mais justo e igualitário.

 

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse