[gtranslate]
20 de fevereiro de 2025

Dia Mundial da Justiça Social: um compromisso coletivo

O Dia Mundial da Justiça Social, celebrado em 20 de fevereiro, foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de reforçar a importância da equidade, do respeito aos direitos humanos e da erradicação da pobreza. A justiça social envolve a garantia de direitos fundamentais, como o acesso ao trabalho digno, à educação de qualidade e à proteção social.

No Brasil e no mundo, desafios como o trabalho análogo à escravidão, a informalidade e a discriminação no mercado de trabalho são barreiras que impedem a efetivação da justiça social. 

Frequentemente, trazemos em nosso perfil informações sobre a persistência de práticas como a exploração de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão, muitas vezes em cadeias produtivas de grandes setores da economia. Esse cenário evidencia que não há justiça social sem respeito aos direitos humanos.

O InPACTO atua para erradicar o trabalho escravo e promover condições dignas para todas as pessoas trabalhadoras, por meio do engajamento de empresas, governos e sociedade civil. O compromisso com a justiça social exige ações concretas, como a adoção de políticas de transparência na cadeia produtiva, a valorização da diversidade e a garantia de salários justos.

Neste Dia Mundial da Justiça Social, convidamos você a refletir: como sua empresa ou sua atuação profissional podem contribuir para um mundo mais justo?

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse