[gtranslate]
30 de abril de 2012

Filme trata de empreendedorismo social e cidadania

Em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro, “Quem se Importa” apresenta exemplos de iniciativas transformadoras em todo o planeta

Por Repórter Brasil

Empreendedorismo social, criatividade, cidadania, capacidade de influenciar em políticas públicas, responsabilidade empresarial, e sensibilidade para perceber e lidar com desigualades e problemas ambientais são os principais temas do documentário “Quem se Importa”, em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo. Reunindo iniciativas que vão da criação do modelo de microcrédito para pessoas em situação de pobreza extrema, que rendeu em 2006 o prêmio Nobel da Paz ao bengalês Muhammad Yunus e ao Grameen Bank, à história da moeda comunitária desenvolvida pelo Banco Palmas no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, no Ceará, o filme apresenta um panorama geral de iniciativas transformadoras em todo o planeta.
Alicerçado nas ideias de Bill Drayton, fundador da Ashoka, organização mundial sem fins lucrativos, o filme é um retrato entusiasmado do empreendedorismo social, com depoimentos e imagens de 18 iniciativas transformadoras em 9 países diferentes (clique aqui para ver a relação completa). Do Brasil, além de Joaquim Melo, que fala sobre a criação do banco comunitário Palmas, mais cinco pessoas apresentam seus trabalhos e ideias: Dener Giovanini, do projeto Renctas, que trata de combate ao tráfico de animais; Eugênio Scanavino, do Saúde e Alegria, Vera Cordeiro, do Saúde Criança e Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria, que contam sobre empreendedorismo na área da saúde; e Rodrigo Baggio, do CDI, que fala sobre uso da tecnologia no combate à pobreza.
Sempre se posicionando em favor da troca de ideias e do livre intercâmbio de informações e conhecimento, o documentário coloca a criatividade como ferramenta chave para transformações. Os empreendedores apresentam uma visão que vai além da de iniciativas meramente assistencialistas, ressaltando sempre a importância do envolvimento das comunidades. E levantam questionamentos sobre valores e caminhos a serem seguidos.
Serviço: 
Em exibição nas salas:
Reserva Cultural, em São Paulo
Ponto Cine, no Rio de Janeiro
(clique nos links para horários e endereço)
Para mais informações sobre o filme, visite a páginahttp://www.quemseimporta.com.br 

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse