[gtranslate]
24 de junho de 2025

Grupo de Trabalho de Políticas Públicas: Empresas e poder público avançam em diálogo estratégico sobre direitos humanos

O InPACTO promoveu, na manhã desta terça-feira, 24 de junho, um encontro virtual do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas (GTPP), ampliando o diálogo entre empresas e poder público em torno da erradicação do trabalho escravo e da promoção dos direitos humanos nas cadeias produtivas. Realizada em parceria com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e o escritório TozziniFreire Advogados, a atividade, com duração de duas horas e meia, reuniu cerca de 50 representantes de empresas e organizações.

Luiz Henrique Ramos Lopes (SIT), Clara Serva (TozziniFreire) e Marina Ferro (InPACTO) compartilharam análises e experiências sobre temas essenciais, como os impactos reputacionais e legais da inclusão na Lista Suja do Trabalho Escravo, o papel do Cadastro de Empregadores em Ajustamento de Conduta (CEAC) e a importância da implementação de Programas de Gerenciamento de Riscos de Violações de Direitos Humanos e Trabalhistas (PGRVDHT), em alinhamento com os Princípios Orientadores da ONU.

O encontro também serviu de preparação para uma oficina presencial que será realizada no segundo semestre, com o objetivo de aprofundar o diálogo e sistematizar recomendações práticas, a partir da troca de experiências e desafios enfrentados pelas empresas na prevenção e combate ao trabalho escravo.

Com essa agenda contínua, o InPACTO, por meio do GTPP, reafirma seu compromisso em estimular a construção coletiva de soluções e o aprimoramento das práticas empresariais para garantir cadeias produtivas livres de violações de direitos humanos.

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse