InPACTO lança o seu primeiro IVI Setorial
O InPACTO lançou na última quinta-feira, dia 7, a primeira versão setorial do Índice de Vulnerabilidade InPACTO. Desenvolvida para o setor do cacau, a iniciativa foi criada para abordar as especificidades do setor de cacau no Brasil, mapeando as condições socioeconômicas e de trabalho nas regiões produtoras.
Com o IVI Cacau, queremos fortalecer a sustentabilidade e promover práticas justas e dignas na cadeia produtiva.
Nosso objetivo através do IVI é expandir o modelo para outras cadeias produtivas, criando ferramentas que se adaptem à realidade e às demandas sociais de cada setor. Vamos juntos construir um futuro mais responsável e ético!
O que é o IVI Cacau?
O IVI Cacau é uma versão especializada do Índice de Vulnerabilidade InPACTO, focada em mapear indicadores sobre as condições socioeconômicas e de trabalho nas regiões produtoras de cacau no Brasil e promover trabalho decente ao longo da cadeia produtiva.
Para que serve o IVI Cacau?
O IVI CACAU é mais que uma ferramenta, é uma estratégia que busca identificar os municípios do setor cacaueiro onde a população está mais vulnerável a possíveis violações como trabalho análogo à escravidão e trabalho infantil.
Desta forma, visa contribuir para que o setor produtivo direcione ações preventivas de forma mais eficiente e eficaz.
Como o IVI Cacau é estruturado?
O IVI Cacau combina duas análises:
- IVI Geral – Parte de centenas de variáveis socioeconômicas fundamentais, agrupadas em três dimensões: Trabalho, Educação e Proteção da Infância e Social.
- Análise Setorial – Adicionalmente, considera dados específicos do cacau, como perfil da atividade, força de trabalho, empregador e trabalhador ou trabalhadora.
Como o IVI Cacau funciona?
Os relatórios são elaborados pela equipe do InPACTO a partir de técnicas avançadas de análise de dados, considerando o contexto do setor. É possível, por exemplo, analisar indicadores tanto de municípios onde as atividades de trabalho são realizadas, quanto dos municípios de origem dos trabalhadores. Ou seja, observar fenômenos relacionados à migração e vulnerabilidade.
Promoção de Trabalho Decente
O IVI Cacau contribui para o fortalecimento da cadeia do cacau ao promover uma produção justa e sustentável, que respeita os direitos humanos e garante melhores condições de trabalho.
Saiba mais!
Quer saber como o IVI pode transformar sua estratégia de sustentabilidade social e compliance em direitos humanos? Entre em contato com o InPACTO!