INPACTO PARTICIPA DE EVENTO SOBRE DEVIDA DILIGÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS E DO 6º FÓRUM ANUAL DO CACAU
A erradicação do trabalho análogo à escravidão foi tema central das participações de Marina Ferro, diretora executiva do InPACTO
A Devida Diligência em Direitos Humanos, tema que o InPACTO trabalha há tempos e que ganhará cada vez mais destaque nas ações a serem desenvolvidas pelo instituto nos próximos anos, foi o conteúdo do treinamento promovido pela Aliança pelos Direitos Humanos nas Cadeias Produtivas, nos dias 21 e 22 de agosto, com a participação e apoio a coordenação do instituto. O conteúdo foi dirigido às cadeias produtivas da laranja e do café e reuniu representantes do governo, movimentos sindicais, agências reguladoras, organizações da sociedade civil e empresas. Mais de 50 participantes estiveram presentes nos dois dias do treinamento, em que foram explorados diferentes aspectos relacionados ao papel do setor privado, proteção e promoção dos direitos humanos, desafios do combate ao trabalho escravo e a importância da Devida Diligência em Direitos Humanos.
Marina Ferro, diretora executiva do InPACTO, foi umas das debatedoras do painel “Oportunidades para avançar na devida diligência em direitos humanos como uma ferramenta para combater o trabalho escravo”, quando foram trazidas perspectivas para avançar na adoção dessa ferramenta no contexto brasileiro e a importância do engajamento do setor privado, com foco no combate ao trabalho escravo nas cadeias produtivas da laranja e do café. Ao lado de Marina, participaram do painel Carlos Eduardo Chaves, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Eduardo Matavelli, da Plataforma Global do Café, Flávia Scabin, do CONDHU Direitos Humanos e Meio Ambiente. A mediação foi realizada por Fernanda Carvalho, diretora no Brasil do Global Fund to end Modern Slavery (GFEMS). Em outros painéis, participaram Repórter Brasil, Business and Human Rights Resource Centre e Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Prévia do Índice de Vulnerabilidade InPACTO foi apresentada em Ilhéus
No 6º Fórum Anual do Cacau, que ocorreu em 20 de julho na cidade baiana de Ilhéus, Marina Ferro, do InPACTO, palestrou sobre o Índice de Vulnerabilidade InPACTO Cacau (IVI Cacau), um índice obtido a partir da análise e cruzamento de centenas de variáveis socioeconômicas e demográficas, um conjunto de indicadores que revelam o nível de vulnerabilidade social da população de cada município brasileiro produtor de cacau. O índice está em fase final de testes e ajustes finos para o seu lançamento.
A 6ª edição do Fórum ocorreu dentro da programação do Chocolat Festival Bahia, organizado anualmente pela iniciativa CocoaAction para unir os atores da cadeia, disseminar conhecimento, promover diálogo, trocas e conexões. Encerrado no dia 21 de julho, o evento bateu recorde de público, com mais de 900 participantes, entre produtores de cacau, técnicos, entidades, indústria, governo e especialistas que se reuniram para discutir a demanda global por sustentabilidade, manejo eficiente de cabrucas, adubação, prevenção da monilíase, entre outras iniciativas para alavancar a produtividade e a rentabilidade dos produtores.