[gtranslate]
17 de dezembro de 2018

InPACTO recebe associados e comemora avanços no monitoramento e pacto setorial

O InPACTO recebeu associados na segunda-feira (3) para apresentar um balanço das atividades realizadas em 2018. No encontro, foram destacados os avanços no monitoramento dos compromissos assumidos pelos associados e o Pacto Setorial para a Sustentabilidade Social do Café no Brasil. A atividade foi realizada na ESPM, instituição parceira que criou recentemente um Comitê de Direitos Humanos e agora abre espaço para ampliar as atividades e o envolvimento da academia com o tema.

O presidente do InPACTO, Tulio Dias Brito, comentou sobre a atuação do instituto em projetos específicos de cadeias produtivas, como no caso do café e do têxtil e reafirmou a disponibilidade para o desenvolvimento de estratégias para novas cadeias produtivas e setores.

Mércia Silva, Diretora Executiva, ressaltou a importância de se entender o InPACTO como uma organização de assessoria técnica que atua para a consolidação de compromissos com seus associados, de uma maneira personalizada e contextualizada, o que envolve uma articulação conjunta, em escala nacional e internacional, em favor do combate ao trabalho escravo.

Monitoramento e Planos de Ação
Todos os anos o InPACTO realiza um monitoramento dos compromissos assumidos pelos seus associados para avaliar progressos e desafios das empresas no cumprimento desses compromissos de combate ao trabalho escravo. Em 2018, três grandes melhorias podem ser comemoradas neste processo: a automatização do questionário, o que garante ao associado a visualização imediata do seu resultado, um ranking que mostra como uma empresa está posicionada em relação às demais e o aprimoramento do algoritmo, que passa a valorizar na mesma medida outros compromissos para além do uso da Lista Suja.

Com o resultado do monitoramento, as empresas têm mais insumos para a elaboração de planos de ação de prevenção e combate ao trabalho escravo. Este esforço permite que o associado faça uma autorreflexão e pense em estratégias para melhorar sua atuação nos pontos críticos que identificar.

Pacto Setorial
O lançamento do Pacto Setorial para a Sustentabilidade Social do Café do Brasil, em novembro deste ano, como resultado do projeto Mesa de Café Brasil, representou um grande avanço para o setor que busca condições dignas, seguras e equitativas em toda cadeia produtiva. Um passo também bastante significativo para o InPACTO por ser o seu primeiro pacto setorial, uma vez que outras iniciativas semelhantes se deram no âmbito do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, antes de sua institucionalização.

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse


    Notícias relacionadas