Novo guia da ONU busca prevenir trabalho infantil na agricultura
Um novo guia lançado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, busca prevenir o uso do trabalho infantil na agricultura. O esforço da agência é no sentido de combater um problema que afeta 100 milhões de crianças no mundo.
O “Guia para Monitorar e Avaliar o Trabalho Infantil na Agricultura” tenta preencher brechas de programas de desenvolvimento agrícola que não conseguem medir o impacto do trabalho infantil no setor.
Agricultura Familiar
O diretor da Divisão de Proteção Social da FAO declarou que está aumentando a conscientização sobre a presença de crianças nas plantações de cacau, café e algodão.
Segundo Rob Vos, como resultado, existe mais ação para prevenir o trabalho infantil nessas áreas, mas o problema continua principalmente em plantações familiares que não estão ligadas aos mercados internacionais.
Escolas
O guia de 100 páginas foi desenvolvido pela FAO em parceria com a Universidade Humboldt, de Berlim. O livro explica como tratar o problema do trabalho infantil na agricultura.
O material também promove o uso de boas práticas para prevenir o uso de mão de obra infantil em zonas agrícolas e traz dicas sobre como medir o impacto do trabalho na performance escolar e na saúde das crianças.
O guia, em inglês, está disponível para download.
Fonte: EBC
Imagem: Reprodução/FAO