[gtranslate]
28 de setembro de 2015

Novo iPhone é lançado com pressões por condições de trabalho

Não foi apenas o frisson dos consumidores que marcou o lançamento do novo aparelho da Apple na semana passada. As condições de trabalho nas fábricas foram tema de um relatório divulgado pelo grupo Estudantes e Estudiosos contra o Mau Comportamento (Sacom, na sigla em inglês).
Após três meses de investigação, o grupo baseado em Hong Kong acusou a Lens Technology, que produz telas sensíveis ao toque, de “forçar o cumprimento de horas extras, reter salários e pôr a saúde dos trabalhadores em risco”, conforme informou a agência de notícias AFP no último dia 25.
O Sacom aproveitou o dia do lançamento do novo aparelho da Apple na semana passada para pedir à empresa que “aplique medidas imediatas para corrigir explorações em sua corrente de fornecedores”.  Em um comunicado, o grupo destacou: “Nós pedimos que a Apple Inc. cumpra sua responsabilidade corporativa… de dar aos trabalhadores um local de trabalho com dignidade e respeito”.
Entre as alegações de exploração estão a ausência de dias de descanso para funcionários que trabalharam durante trinta dias seguidos, salários retidos por semanas e a falta de pagamento de seguro social. Segundo o grupo, “poeira, barulho, água poluída e substâncias químicas são problemas comuns na fábrica”.
Pelo menos dez manifestantes estiveram em uma das maiores lojas da Apple em Hong Kong na manhã da última sexta-feira. Eles carregavam telefones gigantes com a frase “”Throw Away The Bad Apple” (“Jogue fora a maçã podre”).
Ainda segunda a AFP, a Lens Tecnhology, que também fornece para a Samsung e outras gigantes de tecnologia, negou deixar de pagar o seguro social e afirmou que realiza inspeções regulares no ambiente de trabalho. “A Lens Tecnhology é uma empresa registrada e sempre cumpriu com as lei e regulações, além de seguir estritamente os padrões definidos por nossos clientes”, declarou por e-mail à agência de notícias. Liang Pui-kwan, porta-voz da Sacom, afirmou que a Apple não é o único alvo do grupo, mas por ser a mais rica e maior companhia tem maior habilidade para influenciar a indústria.
*Com informações da Agência AFP
Imagem: Reprodução/Apple
Leia também:
Seu eletrônico pode ter sido produzido por escravos
Chinês morre em fábrica da Apple após jornada excessiva de trabalho
Apple expõe cadeia produtiva com graves problemas
 
 
 

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse