O papel das Políticas Públicas e das Empresas na inserção de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho
Imagine viver em um mundo cheio de barreiras. Para muitas pessoas com deficiência, esse cenário é uma realidade cotidiana, e, quando falamos da inclusão no mercado de trabalho, essas barreiras se tornam ainda maiores e vão muito além das questões arquitetônicas
Embora existam leis como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Lei de Cotas que buscam proteger e garantir direitos, a verdade é que a inclusão plena ainda está longe de ser alcançada. Inclusão de verdade significa promover a acessibilidade universal, respeitar as individualidades e valorizar as diferenças como um ativo que enriquece o ambiente de trabalho e a sociedade.
A falta de infraestrutura adequada, a escassez de oportunidades de qualificação profissional e o preconceito velado ainda limitam o acesso desse grupo ao mercado de trabalho. Isso sem contar a baixa fiscalização sobre o cumprimento dessas cotas, o que torna a inclusão mais um desafio do que uma prática comum.
É preciso adaptar processos, atitudes e tecnologias, e investir em conscientização para combater preconceitos. Governos e empresas têm um papel essencial nesse caminho, oferecendo condições de trabalho que fomentem o crescimento e a autonomia das pessoas com deficiência.
Para mudar esse cenário, é urgente fortalecer as políticas públicas e empresariais voltadas para a qualificação e empregabilidade das pessoas com deficiência. Empresas e governos têm a responsabilidade de criar ambientes que promovam o respeito, a igualdade de oportunidades e o crescimento profissional das pessoas desse grupo. Mais do que cumprir cotas, é preciso que o foco esteja em proporcionar empregos de qualidade, com oportunidades reais de desenvolvimento e autonomia.
Além de lutar pela erradicação do trabalho análogo à escravidão, o InPACTO tem como missão a defesa dos direitos humanos em todas as suas formas. A justiça social que buscamos abrange não apenas o combate às violações mais explícitas, mas também à construção de uma sociedade onde todos possam exercer seus direitos com dignidade. Promover o acesso de pessoas com deficiência ao trabalho digno e à cidadania plena é o compromisso do InPACTO com um mundo mais inclusivo e livre de discriminação.