[gtranslate]
1 de abril de 2020

Posicionamento e ações do InPACTO durante a pandemia

O InPACTO comunica que está atuando fortemente com outros atores para enfrentar este momento desafiador. Estamos sendo chamados para ajudar em diversas iniciativas, construir pontes com a nossa extensa e influente rede e aportar saberes técnicos na defesa de direitos humanos. Queremos, através dessa mensagem, compartilhar um pouco do que temos feito e oferecer nosso apoio e afeto para que possamos juntos enfrentar essa fase tão difícil.  

Começamos trazendo algumas boas notícias! 

Na última semana de março, cumprindo o papel que cabe ao InPACTO de articular atores sociais, fomos demandados por muitos parceiros para compor iniciativas. Através da Rede de Advocacy – RAC (da qual participamos, juntamente com 80 organizações da sociedade civil, atuando diretamente no Congresso Nacional), conseguimos criar uma campanha para aprovação de propostas de renda mínima, que foi assinada por muitas organizações, votada pelo Congresso (Câmara e Senado) e segue para sanção do Presidente. Também pudemos exercer um papel importante para barrar a proposta de interromper contratos de trabalhos sem garantia de renda-salários. Neste sentido, seguiremos atentos e pressionando os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo para promoverem ações diretas de garantia de direitos.  

Também participamos da reunião convocada pela Conectas Direitos Humanos buscando pensar iniciativas para garantir o fluxo de informações entre o setor produtivo e a  representação sindical, em especial nas áreas rurais.  

E ainda, participamos de debate com a Aliança Empreendedora e diversos fundos de fomento ao empreendedorismo (micro e pequenas empresas, MEIs e etc). Nessa iniciativa, a meta é fazer chegar nesses grupos, recursos que fundações, empresas e institutos já coletaram como forma de dar suporte aos empreendedores neste momento. Vale destacar que as alianças com empresas, fundações e outras instituições de fomento ao empreendedorismo podem consolidar redes diretas de apoio.  

Queremos dar transparência a boas ações tomadas durante a pandemia, bem como fomentar nessas redes, informações que ajudem os trabalhadores a acessarem recursos oferecidos pelas empresas e fundações. Para que assim, a ajuda chegue a quem deve chegar. 

Além disto, estamos conscientes dos nossos desafios particulares, quanto instituto, equipe e indivíduos. E estamos trabalhando com serenidade e seriedade para enfrentá-los, de modo eficiente, transparente e acolhedor.  

Em termos práticos, estamos adaptando nossas metodologias e reorganizando o nosso cronograma. Não é fácil inovar em relação ao trabalho, família e sociedade, quando estamos em confinamento. A tarefa de manter a equipe estimulada e amparada tem sido um eixo importante para todos nós no InPACTO. Em breve vamos adotar metodologias de reuniões para reativar nossos grupos de trabalho. Os projetos já aprovados estão em andamento e continuamos nossa busca ativa por novas iniciativas.  

No mais, estamos cuidando uns dos outros. Façam o mesmo e, se possível, fiquem em casa!  

Mércia Silva – Diretora Executiva  

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse