[gtranslate]
29 de agosto de 2014

InPACTO ganha novos associados; veja a lista completa

*Atualizado em 02/09/2014, às 10h26.

A Ipiranga Produtos e Petróleo, Margusa (Maranhão Gusa S.A), a Viena Siderúrgica e o Instituto Carvão Cidadão, todos signatários do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, reafirmaram o seu compromisso contra o trabalho escravo associando-se ao InPACTO. O instituto, criado em maio deste ano, tem o objetivo de promover a prevenção do uso de mão de obra escrava em cadeias produtivas de empresas nacionais e internacionais que atuam no Brasil.

De acordo com Rodrigo Valladares, diretor da Viena Siderúrgica, a empresa se associou ao inPACTO por reconhecê-lo como parceiro na luta ao combate às violações dos direitos humanos na cadeia de valor das empresas brasileiras. “A Viena tem como um dos pilares de sua atuação empresarial o  compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como corolário deste compromisso vem a muito participando e apoiando,  diversas ações de responsabilidade social, dentre elas aquelas  vocacionadas a eliminação do trabalho escravo ou análogo a escravo no Brasil, sendo consequência  natural,  portanto associarmos ao InPACTO, uma vez que nele identificamos um parceiro importante na produção de conhecimentos voltados ao combate a violação de direitos humanos na cadeia de valor das empresas brasileiras”, declarou.

Em nota, a Ipiranga afirmou que ““integrar o quadro associativo do InPACTO, fazendo parte do grupo de signatários do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, reforça o posicionamento da Ipiranga em relação à conduta ética, que permeia os princípios da Governança, fundamental para nos mantermos atuando no mercado de maneira sustentável. Este é um valor que disseminamos na cultura da empresa, assim como na nossa cadeia de valor”.

A mudança do modelo de gestão do Pacto para um instituto composto por empresas, organizações da sociedade civil e organizações representativas dos trabalhadores é resultado da exitosa experiência da iniciativa original em promover ações de responsabilidade social empresarial entre seus signatários.  Para continuar contribuindo com essa luta, antigos signatários do Pacto Nacional Pela Erradicação do Trabalho Escravo e empresas que querem fazer parte deste compromisso devem se associar ao InPACTO.

Ao associar-se ao InPACTO, a empresa passa a ter um papel mais ativo nesse novo modelo de governança. Só poderão se associar empresas que não tiverem o nome incluído na Lista Suja (Cadastro de Empregadores da Portaria Interministerial, regulado pela portaria 02/2011, do MTE/SDH). A associação deve ser feita conforme o Estatuto Social do instituto.

Os associados, além de fornecer todas as informações inseridas no questionário de pesquisa e monitoramento, deve se responsabilizar por supervisar, em suas atividades diretas e em suas cadeias produtivas, os Termos do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Também faz parte do compromisso dos associados manter em sigilo quaisquer informações do processo de monitoramento a que vierem a ter acesso neste processo.

Como formalizar a associação?

A organização interessada em associar-se ao InPACTO deverá seguir as seguintes orientações:

1.Ler todos os documentos de referência do InPACTO, a saber: Estatuto SocialRegimento Interno; e Código de Conduta;

2. Preencher a ficha de cadastro;

3. Baixar o termo de associação e compromisso, completar as informações, imprimir, assinar e enviar para a Secretaria Executiva do InPACTO, no seguinte endereço:

Secretaria Executiva do InPACTO
Rua Dr. Fernandes Coelho, 85 – 10º andar
CEP: 05423-040 | São Paulo – SP | Brasil

 Quem já faz parte do InPACTO?

Empresas Associadas

Arthur Lundgren Tecidos S/A – Casas Pernambucanas
Banco Industrial e Comercial S.A
C&A Modas Ltda.
Cargill Agrícola S.A.
Carisma Confecões de Murião Ltda
Carrefour Indústria e Comércio Ltda.
Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A- Eletronorte
Construção e Comércio Camargo Correa
Generale Comércio e Confecções de roupas LTDA
Grupo André Maggi
Gusa Nordeste S.A.
Ipiranga Produtos de Petróleo
JBS S.A.
Klabin S.A.
Lobo Industria e Comércio Ltda.
Lojas Renner S.A.
Lumafer Com de Artigos do Vetuá¡rio Ltda
Marfrig Alimentos S/A
Margusa- Maranhão Gusa S.A
Minerva Foods
Viena Siderurgica S/A
Walmart Brasil Ltda

Organizações Associadas

ABIOVE
ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
Instituto Carvão Cidadão
Instituto Ethos de Responsabilidade Social e Empresarial
Instituto Observatório Social
Repórter Brasil
SEBRAE-TO
Sinditêxtil

Apoio
Organização Internacional do Trabalho

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse