[gtranslate]
16 de março de 2016

Jovens retirados de trabalho infantil receberão nova oportunidade

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Roraima (SRTE/RR) iniciou uma parceria que busca reduzir o trabalho infantil no estado e dar nova oportunidade aos adolescentes. Um projeto, executado em conjunto com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da capital Boa Vista oferece qualificação e oportunidade de emprego a meninas e meninos que antes realizavam tarefas perigosas e abusivas.
A seleção dos jovens é feita a partir de um cadastro onde constam as informações das crianças e adolescentes que já passaram por situação de trabalho infantil. Eles são chamados a uma palestra e fazem uma prova. Os melhores classificados recebem a oportunidade de fazer um curso de assistente administrativo no Senai e concorrer a uma vaga como Jovem Aprendiz em empresas locais.
Como aprendizes, esses adolescentes conseguirão trabalhar em atividades permitidas para sua faixa etária, conciliando estudos com o desenvolvimento profissional. A jornada deles será de quatro horas diárias e vinte horas semanais. A bolsa será proporcional ao salário mínimo, equivalente às horas trabalhadas.
A primeira turma já foi selecionada, e as aulas começam em abril. Uma nova turma será aberta em agosto. Os jovens que não conseguiram assegurar uma das 25 vagas oferecidas na primeira seleção poderão fazer novamente a prova e concorrer às novas vagas oferecidas.

Fonte: MTPS

Imagem: Public Domain

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)
    Seu e-mail (obrigatório)
    Instituição/empresa que representa
    Como conheceu o InPACTO
    Qual é seu interesse