[gtranslate]
24 de outubro de 2014

Mais de 150 trabalhadores são resgatados no Piauí

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI) resgatou de 156 trabalhadores de situação de trabalho análogo ao de escravo. O grupo realizava atividades de extração do pó da palha de carnaúba nas regiões de Picos, Ilha Grande do Piauí e Luís Correia. A ação ocorreu entre o dia 02 de setembro a 02 de outubro.
Os auditores fiscais detectaram diversas irregularidades, entre as quais, informalidade, não realização de exames médicos admissionais; falta de instalações sanitárias (trabalhadores faziam suas necessidades fisiológicas realizadas no mato); falta de alojamentos (os trabalhadores dormiam ao relento, em redes armadas em árvores); falta de Equipamentos de Proteção Individual; falta de materiais de primeiros socorros, falta de local adequado para preparo e tomada de refeições (a alimentação era preparada em buracos cavados no chão e os trabalhadores se alimentavam sentados no chão ou em troncos de árvores); falta de água potável (os trabalhadores bebiam água de cacimbas cavadas em leitos de rios e armazenada em tambores de produtos químicos).
Três empresas foram autuadas. O Valor aproximado das verbas rescisórias foi de R$ 120.000,00. Como algumas das empresas negaram-se a pagar as verbas devidas aos trabalhadores, Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) entrará com ação civil pública na Justiça do Trabalho, com base no relatório da fiscalização.
Fonte: MTE com informações da SRTE/PI
Imagem: Reprodução/Google Maps

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse