[gtranslate]
16 de maio de 2016

Nem luxo, nem elegância: a história por trás da fabricação do iPhone 6

Por trás da fabricação do iPhone 6, modelo que superou todos os recordes de vendas da Apple e que no Brasil chega a custar mais de 4 salários mínimos, estão as péssimas condições de vida dos trabalhadores reveladas na semana passada pelo jornal inglês Daily Mail.
O jornal visitou o alojamento de operários da Pegatron, uma empresa de Taiwan baseada em Xangai, responsável por quase metade da produção do aparelho da Apple. Neste local, em um dormitório de quatro andares, cerca de três mil pessoas viveram amontoadas até fevereiro deste ano, quando o volume de trabalho na empresa diminuiu e o alojamento foi esvaziado.
Em média 600 pessoas por andar, com até 12 pessoas por quarto, empilhadas em beliches. Paredes mofadas, poças com água esverdeada, cubículos com esgoto aberto ao invés de privadas foram encontrados onde deveriam ser os banheiros. Assim viviam estes trabalhadores. Privacidade? Nem na hora de tomar banho. Os chuveiros foram projetados para comportar até 20 pessoas por vez. Com jornadas de 12 horas por dia e salários de cerca de 1300 reais por mês, os funcionários pagavam por essa moradia.
Assista ao vídeo

A justificativa da empresa é que as condições péssimas foram identificadas pelos jornalistas somente após o fechamento do complexo. Antes, “cada quarto tinha apenas 8 pessoas, água quente o tempo todo, serviço de segurança, faxina e ar condicionado”.
Segundo o jornal, um membro da Patrulha do Trabalho na China, organização que investiga condições laborais, morou dez dias no complexo contradiz essa informação e confirma as condições de sujeira e abandono. Ele contou que durante o tempo que se infiltrou no alojamento, metade dos banheiros estava interditada, restando um cubículo para cada 40 trabalhadores. Disse ainda que todos os dias trabalhadores abandonavam os seus empregos, não apenas pelo salário baixo, mas, principalmente, pelas péssimas condições de vida nos dormitórios.
Veja as fotos e o vídeo publicado pelo Daily Mail
*Com informações de Daily Mail
Leia também:
Seu eletrônico pode ter sido produzido por escravos
Chinês morre em fábrica da Apple após jornada excessiva de trabalho
Apple expõe cadeia produtiva com graves problemas
Novo iPhone é lançado com pressões por condições de trabalho
 

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse