[gtranslate]
22 de junho de 2015

Reportagem do Fantástico mostra flagrantes de trabalho escravo

O Fantástico exibiu no último domingo (23) uma reportagem sobre escravos resgatados nos últimos dez anos no Brasil, com destaque para a atuação da Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Dantas, que foi coordenadora do Grupo Especial Móvel de Fiscalização e já libertou mais de 2300 pessoas.
Mostrar o trabalho de Marinalva neste momento é de grande importância para que a sociedade entenda a atuação dos auditores fiscais do trabalho. A situação descrita pela reportagem também reforça a necessidade de ferramentas como o cadastro de empregadores flagrados por utilizar mão-de-obra escrava – a lista suja – suspensa desde o fim do ano passado por liminar do Supremo Tribunal Federal.
Marinalva revelou ao Fantástico as condições de miséria, exploração, ameaças e violência a que trabalhadores resgatados eram submetidos. Imagens e vídeos inéditos feitos por ela durante as operações de fiscalização das quais participou foram apresentados pelo programa. Nos registros da auditora, trabalhadores falam sobre como eram tratados pelos patrões, que tipo de humilhações sofriam e os direitos que desconheciam. A trajetória de Marinalva foi escrita pelo jornalista Klester Cavalcanti na obra denominada “A Dama da Liberdade”, com lançamento marcado para esta terça-feira (23) em São Paulo.
O programa também destacou a atuação do Ministério do Trabalho e Emprego no resgate de mais de 50 mil trabalhadores nessas condições nas últimas duas décadas. José Divino Pereira, um dos 88 ex-escravos que trabalharam na construção do estádio da Copa em Cuiabá (MT), contou que não tinha noção que trabalhava em regime de escravidão.
Assista à reportagem no site da Globo.

Imagem: Reprodução/Rede Globo

 

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse