[gtranslate]
29 de julho de 2009

Signatários são convocados para reunião de monitoramento

Evento marcado para a manhã de 19 de agosto tratará de ações para que empresa cheque a existência de trabalho escravo em sua cadeia produtiva e informará sobre os procedimentos práticos do processo de monitoramento

Comitê de Monitoramento do Pacto

O Comitê de Coordenação e Monitoramento do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo convida sua empresa ou entidade para reunião de acompanhamento, que será realizada no dia 19 de agosto (quarta-feira), das 9h30 às 12h, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo (SP).
O encontro técnico reunirá os responsáveis pela execução do acordo dentro das empresas e associações, como representantes das áreas de responsabilidade social, compras e vendas, concessão de crédito e análise de risco.
A reunião tem o objetivo de reforçar com os signatários as ações que devem ser adotadas pelas empresas para verificar a existência de trabalho escravo em sua cadeia produtiva, cortar relacionamentos comerciais ou financeiros e garantir transparência ao processo. Devido ao aumento no tamanho do pacto, que hoje conta com 225 signatários, que faturam mais de 20% do Produto Interno Bruto do país, torna-se necessário esse encontro a fim de atender às crescentes demandas por parte das empresas e associações.
Outro ponto a ser abordado é a segunda fase do monitoramento da implantação dos acordos previstos no Pacto Nacional, fundamental para o seu sucesso. Sem ele, é impossível verificar a eficácia e o alcance das políticas de responsabilidade social empresarial na erradicação do trabalho escravo no país. Esta reunião técnica informará aos signatários do pacto sobre os procedimentos do novo processo de monitoramento que se inicia em agosto de 2009.
Vale lembrar que o Código de Conduta do Pacto Nacional, distribuído a todos no II Seminário Nacional do Pacto ocorrido no último mês março, prevê que a manutenção das empresas e associações como signatárias depende do cumprimento das cláusulas do acordo e do seu comprometimento com o processo de monitoramento.
Local: Instituto Itaú Cultural, Sala Vemelha, 1º Andar – Avenida Paulista, 149, São Paulo (SP). Próximo à estação de metrô Brigadeiro.
Data: 19 de agosto de 2009 (quarta-feira), das 9h30 às 12h

COMITÊ DE COORDENAÇÃO E MONITORAMENTO
DO PACTO NACIONAL PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Instituto Observatório Social
ONG Repórter Brasil
Organização Internacional do Trabalho

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse