[gtranslate]
23 de janeiro de 2023

Compromissos para acelerar a promoção do trabalho decente.

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define trabalho decente como “trabalho que é produtivo e remunerador, que assegura condições de trabalho seguras e saudáveis, que respeita a liberdade de associação e de negociação coletiva, e que é livre de discriminação.”

 

Como um conceito amplo que se refere às condições e práticas de trabalho que permitem aos indivíduos viver com dignidade e desenvolver seu potencial, o trabalho decente é uma parte importante do desenvolvimento econômico e social. Está diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O ponto 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular, tem como objetivo “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.” Além disso, a promoção do trabalho decente também é importante para a realização de outros ODS, como a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero e a promoção da saúde e bem-estar.

 

O trabalho decente é então um eixo fundamental para prevenir o trabalho escravo nas cadeias produtivas, pois sua prática garante que as condições de trabalho sejam seguras e saudáveis, com transparência e a responsabilidade de que os salários sejam justos e que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.  

 

Alguns caminhos para empresas comprometidas com o trabalho decente:

 

  1. Pagar salários justos: Garantir que os salários de seus funcionários sejam suficientes para cobrir suas necessidades básicas e permitir que eles vivam com dignidade.
  2. Oferecer condições de trabalho seguras e saudáveis: Garantir que seus funcionários trabalhem em ambientes seguros e saudáveis, sem riscos de acidentes ou doenças.
  3. Respeitar os direitos dos trabalhadores: Jornadas de trabalho justas, direito à liberdade de associação e de negociação coletiva.
  4. Promover a diversidade e a inclusão: Promover a diversidade e a inclusão em seus locais de trabalho, garantindo que todos os funcionários sejam tratados com igualdade e respeito.
  5. Colaborar com as comunidades locais: Monitorar possíveis riscos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
  6. Estar engajado em ações educacionais sobre o tema: Promover uma maior conscientização sobre o tema, em ações conjuntas entre governos, empresas e organizações da sociedade civil.

 

A promoção do trabalho decente é, portanto, um pilar fundamental para a construção de um futuro mais sustentável e de uma sociedade mais igualitária. Desde 2014, o InPACTO oferece suporte técnico e intelectual para as ações de empresas no monitoramento de suas cadeias produtivas, e promove a articulação entre setores público, privado e sociedade civil para que possamos ir mais longe!

 

Se sua empresa quer fazer parte desse movimento, associe-se ao InPACTO e faça parte de uma comunidade comprometida.

 

Ao se associar, a empresa acena para a sociedade brasileira, assim como para seus clientes e fornecedores, seu compromisso na promoção do trabalho decente. Juntos, podemos trabalhar para garantir que todos tenham acesso a emprego, renda e segurança, e possam viver com a sua dignidade respeitada.

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse