[gtranslate]
23 de março de 2018

Mesa de Café Brasil destaca a importância do trabalho decente para a sustentabilidade da cadeia do café

Belo Horizonte recebeu o Café em Pauta, evento organizado pelo InPACTO – Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que teve o objetivo de discutir os desafios do setor cafeeiro brasileiro para uma cadeia social e ambientalmente sustentável.  Primeiro evento do Mesa de Café Brasil em Minas Gerais, estado onde se iniciou a estratégia do projeto, reuniu produtores, exportadores e cooperativas de café, além de representantes do setor público e organizações sociais.
A programação foi aberta pela apresentação da coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Empresas e Direitos Humanos da Fundação Getúlio Vargas, Flávia Scabin, que abordou as oportunidades e os desafios das empresas na proteção, respeito e reparação dos direitos humanos.
Os desafios de uma cadeia sustentável do café foi o tema da mesa de debate que trouxe as palestras de Patricia Lima, da OIT, sobre o potencial do trabalho decente para o fortalecimento da economia dos países; de Mércia Silva, diretora executiva do InPACTO, sobre o diferencial do Brasil frente às regras de transparência e rastreabilidade no comércio internacional; e de Marcos Matos, do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), sobre a sustentabilidade social no café brasileiro.
O público também conheceu boas práticas no setor do algodão, compartilhado por Felix Balaniuc, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e iniciativas de sucesso no setor cafeeiro, apresentadas por Eduardo Matavelli, da Plataforma Global do Café.
“Conseguimos reunir representantes de diversos setores, qualificando o evento como um espaço importante de compartilhamento de conhecimento e trazendo para a pauta do setor cafeeiro a relevância das condições dignas do trabalho para a cadeia do café”, destacou o coordenador do projeto Mesa de Café Brasil, Ebenézer Oliveira.
O próximo evento do Mesa de Café Brasil será realizado em São Paulo, no dia 27 de março. A Oficina “Instrumentos Normativos para a Sustentabilidade Social do Café” aprofundará o conhecimento sobre as legislações nacionais e internacionais relacionadas aos temas de empresas e Direitos Humanos, fairtrade, promoção do trabalho decente e erradicação do trabalho escravo no comércio internacional.
 
O Mesa de Café Brasil é uma iniciativa do InPACTO e da Catholic Relief Services (CRS), que tem como foco mobilizar os produtores e empresários do setor cafeeiro, governos e organizações a fim de fomentar a transparência das ações de proteção social na produção de café brasileiro. O projeto tem a parceria do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), Plataforma Global do Café (GCP) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse