[gtranslate]
29 de fevereiro de 2016

InPACTO e Ethos repudiam ameaças ao jornalista Leonardo Sakamoto

[Nota Pública]
O InPACTO e o Instituto Ethos repudiam qualquer manifestação e incitação de ódio e se solidarizam com o jornalista Leonardo Sakamoto, que nos últimos dias recebeu 37 ameaças de morte e uma série de mensagens agressivas de usuários de internet. Os ataques começaram após um jornal impresso de Minas Gerais atribuir ao jornalista e cientista político uma declaração falsa na qual, em uma entrevista que nunca concedeu, Sakamoto teria dito que os “aposentados são inúteis à sociedade”.
Conforme divulgou no seu blog, Sakamoto acredita que alguém distorceu informações escritas por ele em um post publicado no ano passado e as utilizou como se fosse uma entrevista. O jornal, por sua vez, publicou uma nota reconhecendo que publicou o conteúdo de uma entrevista falsa.
No entanto, a nota do jornal reconhecendo o erro não teve o mesmo efeito nas redes. “Não importa mais, não depende mais do jornal. As redes de ódio ignoram e continuam divulgando o conteúdo original”, diz Sakamoto no texto em que conta como um boato se transformou uma corrente mensagens agressivas e ameaças. Leia o texto completo aqui.
A Procuradoria-Geral da República está ciente dos ataques e receberá cópias dos registros de ameaça. Além disso, Sakamoto afirma que adotará as medidas judiciais cabíveis em relação aos autores da falsa entrevista.
O InPACTO e o Instituto Ethos esperam que o caso seja resolvido com rapidez e eficiência para que os responsáveis sejam punidos.
Imagem: Reprodução / Blog do Sakamoto

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse