[gtranslate]
5 de fevereiro de 2015

Setor privado será responsável por um terço dos empregos do mundo, diz OIT

O Panorama Econômico Social lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no último dia 22, apontou que os serviços nos setores administrativos, imobiliário e saúde estão entre os que terão um papel crucial na força de trabalho nos próximos cinco anos. A estimativa é que um terço dos trabalhadores do mundo esteja empregado no setor privado neste período.
De acordo com o documento, apesar das inovações tecnológicas, ainda há uma demanda para trabalhos presenciais em serviços de saúde e pessoal, o que sinaliza um “aumento na economia de cuidados”.
O emprego público, que ainda representa 15% do total de ofícios, também continuará a crescer, de maneira mais moderada que o privado, com serviços em cuidados de saúde, educação e administração como grandes fontes de emprego.
Já as ofertas na indústria devem estabilizar globalmente a menos de 22% devido a queda de criação de postos de construção considerando os índices anteriores, do período entre 2010 e 2013. Empregos na produção, por sua vez, permanecerão inalterados nos próximos cinco anos, na faixa de 12%.
A conclusão do relatório é que em geral as perspectivas de empregão irão se deteriorar nos próximos cinco anos.  Apenas em 2014, 201 milhões de pessoas estavam desempregadas, 31 milhões a mais do que antes do início da crise global.  Estima-se ainda que haverá um aumento de 3 milhões de desempregados no mundo todo em 2015 e mais 8 milhões nos quatro anos seguintes, sendo os jovens, em especial as mulheres, os maiores afetados.
O relatório completo, em inglês, está disponível no site da OIT.

Fonte: OIT

Imagem: Flickr/CC/Danilo Bandeira

Gostaria de se manter informado(a) através de notícias deste tipo? Preencha nosso formulário.

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Instituição/empresa que representa

    Como conheceu o InPACTO

    Qual é seu interesse